Na manhã desta quinta-feira, 26 de junho, a Prefeitura Municipal de Monte Sião, com apoio da Comissão Organizadora, realizou a 1ª Conferência Municipal das Cidades, sediada na Câmara Municipal. O evento marcou um importante passo para o planejamento urbano participativo no município e tem como ponto focal na cidade o servidor municipal Herberto Luz Koch.
O credenciamento dos participantes foi realizado por QR Code e, em seguida, foi servido um café da manhã com apoio das servidoras da Câmara e da Prefeitura. A solenidade de abertura, conduzida por Rogério Luiz Virgílio, contou com a presença de autoridades municipais e do palestrante convidado, José Ayrton Labegalini.
Em sua fala, o Prefeito Maurício Zucato Júnior destacou a relevância da conferência e celebrou o fato de Monte Sião estar entre os poucos municípios mineiros que já realizaram sua etapa local. “Entre 853 municípios, somos apenas 1% com conferência convocada e efetivada. Isso mostra nosso compromisso com o futuro urbano da cidade”, destacou.
Durante o evento, foram debatidos os principais eixos temáticos: Habitação, Saneamento Básico, Mobilidade Urbana e Transformações Digitais. Após os trabalhos em grupo, diversas propostas foram apresentadas, discutidas e aprovadas por unanimidade, entre elas:
• Criação de linha de financiamento para projetos de macro drenagem por consórcios municipais;
• Implantação de infraestrutura para transporte ativo e passarelas seguras;
• Programas habitacionais para famílias em vulnerabilidade social;
• Digitalização de serviços públicos e incentivo ao letramento digital desde a infância;
• Implantação de transporte coletivo gratuito e ciclovia entre Mococa da Gerais e Monte Sião.
Ao final da conferência, foram eleitos os delegados que representarão Monte Sião na etapa estadual: Benedito Godoi, José Ayrton Labegalini, Lázaro Roberto Talarico e Mauro Valeri.
O evento consolidou Monte Sião como uma cidade comprometida com o diálogo democrático e com o planejamento urbano sustentável, construído a várias mãos, com escuta ativa e responsabilidade social.
Comentários: