Aguarde, carregando...

Sexta-feira, 11 de Setembro 2026
Saúde

Casos de sarna humana desaceleram em Alfenas após medidas de controle

Município mineiro registra 178 infecções e fecha posto temporário no Caic; atendimento passa para as unidades da ESF na segunda-feira.

Portal de Notícias Tonogiro
Por Portal de Notícias Tonogiro
/ 7 acessos
Casos de sarna humana desaceleram em Alfenas após medidas de controle
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A transmissão de sarna humana apresentou uma expressiva desaceleração no município de Alfenas (MG), que contabiliza cerca de 178 registros da doença. A confirmação foi feita pela infectologista Luísa Patrícia Fogaroli de Carvalho, destacando a eficácia das ações preventivas e de tratamento contra a escabiose desenvolvidas na cidade.

O surto afetou prioritariamente crianças e funcionários da rede escolar local. Duas creches municipais que tiveram suas atividades suspensas temporariamente por conta do avanço da infecção já foram reabertas e operam normalmente.

Ações de controle e tratamento

Para conter o contágio, a prefeitura instituiu um comitê de enfrentamento e criou um ponto exclusivo de acolhimento na Escola Municipal Dr. João Januário de Magalhães (Caic). A estrutura ofereceu assistência e medicamentos tanto para pacientes sintomáticos quanto para contatos próximos.

Publicidade

Leia Também:

De acordo com a médica infectologista, os pacientes sintomáticos receberam prescrições de ivermectina e permetrina. Já os familiares e pessoas do convívio direto foram medicados de forma preventiva com ivermectina — exceto gestantes, crianças menores de 2 anos ou com menos de 15 quilos.

Desativação do posto e atendimento na ESF

Luísa Carvalho explicou que o isolamento pontual e a administração dos remédios reduzem a transmissão em 24 a 48 horas. Com a estabilização do cenário epidemiológico, o centro temporário no Caic encerra suas atividades nesta sexta-feira.

A partir de segunda-feira, os moradores de Alfenas que apresentarem qualquer suspeita ou sintoma do problema devem procurar diretamente as unidades da Estratégia Saúde da Família (ESF) em seus respectivos bairros para consulta e acompanhamento médico.

FONTE/CRÉDITOS: g1 Sul de Minas

Comentários

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado, inclusive nas esferas civil e penal. Este site não se responsabiliza pelas opiniões de terceiros. Ao comentar, você concorda com os Termos de Uso e Privacidade.

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp Portal de Notícias
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível.
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR