A transmissão de sarna humana apresentou uma expressiva desaceleração no município de Alfenas (MG), que contabiliza cerca de 178 registros da doença. A confirmação foi feita pela infectologista Luísa Patrícia Fogaroli de Carvalho, destacando a eficácia das ações preventivas e de tratamento contra a escabiose desenvolvidas na cidade.
O surto afetou prioritariamente crianças e funcionários da rede escolar local. Duas creches municipais que tiveram suas atividades suspensas temporariamente por conta do avanço da infecção já foram reabertas e operam normalmente.
Ações de controle e tratamento
Para conter o contágio, a prefeitura instituiu um comitê de enfrentamento e criou um ponto exclusivo de acolhimento na Escola Municipal Dr. João Januário de Magalhães (Caic). A estrutura ofereceu assistência e medicamentos tanto para pacientes sintomáticos quanto para contatos próximos.
De acordo com a médica infectologista, os pacientes sintomáticos receberam prescrições de ivermectina e permetrina. Já os familiares e pessoas do convívio direto foram medicados de forma preventiva com ivermectina — exceto gestantes, crianças menores de 2 anos ou com menos de 15 quilos.
Desativação do posto e atendimento na ESF
Luísa Carvalho explicou que o isolamento pontual e a administração dos remédios reduzem a transmissão em 24 a 48 horas. Com a estabilização do cenário epidemiológico, o centro temporário no Caic encerra suas atividades nesta sexta-feira.
A partir de segunda-feira, os moradores de Alfenas que apresentarem qualquer suspeita ou sintoma do problema devem procurar diretamente as unidades da Estratégia Saúde da Família (ESF) em seus respectivos bairros para consulta e acompanhamento médico.

Portal de Notícias
Comentários
Para comentar realize o login em sua conta!
Login Cadastre-se