A brasileira Mary Hellen Coelho Silva, que passou quatro anos e meio presa na Tailândia após ser condenada por tráfico internacional de drogas, transformou o período de cárcere ao aprender novos idiomas e atuar como tradutora para outros compatriotas que chegavam ao sistema prisional sem falar o idioma local.
Natural de Pouso Alegre, em Minas Gerais, a jovem foi detida em fevereiro de 2022 no aeroporto de Bangkok transportando 9 kg de cocaína. Sua condenação inicial foi de nove anos e seis meses de reclusão, mas a pena acabou reduzida pela metade.
Segundo a advogada Kaelly Cavoli Moreira, a decisão de estudar inglês e tailandês surgiu da necessidade de adaptação e sobrevivência. Ela dividia espaço com cerca de 150 mulheres e precisava auxiliar os recém-chegados a compreenderem as regras da unidade.
Para custear itens básicos de higiene e alimentação que não eram fornecidos pelo presídio, Mary Hellen trabalhou na padaria interna e ofereceu serviços de massagem. A falta de familiares na Tailândia dificultava o envio de depósitos financeiros.
O comportamento considerado excelente foi fundamental para que ela fosse incluída em sucessivas rodadas de perdão real concedidas pelas autoridades tailandesas. Após deixar a detenção e passar por trâmites de imigração, ela retornou ao Brasil com passagens custeadas por familiares e hoje já se encontra em território nacional.

Portal de Notícias
Comentários
Para comentar realize o login em sua conta!
Login Cadastre-se