Defesa Civil de Serra Negra realizou uma simulação de emergência na Escola Estadual Franca Franchi, localizada no Bairro da Serra. A ação fez parte do Plano de Contingência 2025, com o objetivo de treinar equipes e alunos para agir corretamente em situações de risco, como incêndios ou explosões.
O exercício começou às 10h, com a chegada das equipes da Defesa Civil de Serra Negra, Defesa Civil de Lindóia, Corpo de Bombeiros, ambulância municipal e Departamento de Trânsito. Durante a simulação, foi realizada a evacuação do prédio escolar, que contou com a participação de 138 alunos. Dois estudantes foram considerados vítimas simuladas, apresentando queimaduras de primeiro grau, e receberam atendimento no local pela Defesa Civil, Bombeiros e equipe da ambulância municipal.
Participaram da atividade, pela Defesa Civil de Serra Negra, o coordenador Ronaldo Ângelo Gonçalves e a agente Maria Elisabete de Freitas. A ação também contou com o apoio do setor de Meio Ambiente da Prefeitura de Serra Negra, com o engenheiro Márcio Goulart; da Defesa Civil de Lindóia, representada por Paulo Eduardo Alves de Godoy e Hiromistu Gervasio Ishikawa; do Corpo de Bombeiros, com o cabo Marcelino, o sargento Alair e o BPM Leonardo; além da equipe da ambulância municipal, formada por Douglas Toledo e Juanderson Mendes, do representante do Trânsito, Percival Pires e da GCMF Michele Nardini.
O prefeito Elmir Chedid destacou a importância do trabalho integrado entre os órgãos municipais e regionais para garantir a segurança da população: “A prevenção é o primeiro passo para salvar vidas. Esse tipo de simulação mostra o comprometimento das nossas equipes e a seriedade com que tratamos a segurança dos alunos e de toda a comunidade. Parabéns à Defesa Civil e a todos os envolvidos por essa importante iniciativa.”
O Plano de Contingência integra as ações permanentes da Defesa Civil de Serra Negra para aprimorar a resposta do município em situações de urgência e desastres, envolvendo escolas, órgãos públicos e a população.