Tonogiro Notícias - Sua fonte de notícias da região do Sul de Minas, Leste Paulista e do Brasil

Notícias/Política

Campanha “Pedágio aqui Não!” colhe assinatura para barrar cobrança na região

"Pedágio Aqui Não !" Socorro, Águas de Lindoia, Amparo SP, Itapira, Lindoia, Linoia, Mogi Mirim, Monte Alegre do Sul, Pedreira, Pegágios, Serra Negra

Campanha “Pedágio aqui Não!” colhe assinatura para barrar cobrança na região
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Um grupo de pessoas indignadas com a cobrança dos pedágios no Circuito das Águas Paulista deram início no sábado, dia 22 de março, a campanha “Pedágio aqui Não! Trata-se de uma coleta de assinaturas para o Projeto de Lei de Iniciativa Popular que será encaminhado à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) por vereadores e prefeitos da região com o objetivo de tentar pelo menos reduzir o número de praças de praças de pedágio que serão construídas pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Segundo os organizadores da iniciativa, o objetivo da ação  ainda espera evitar a concessão das estradas da região à iniciativa privada e impedir a instalação do sistema free flow de cobrança dos pedágios com a campanha “Não aos Pedágios”. Lideranças políticas da região, no entanto, avaliam que reverter a decisão do governador é mais difícil do que negociar alguns pontos do projeto.

O projeto elaborado por técnicos que assessoram o prefeito de Amparo, Carlos Alberto Martins (MDB), que lidera o movimento, apresenta três clausulas principais: proibição de construção de novas praças de pedágio distantes 60 km de onde já exista a cobrança de pedágio; a proibição de instalação de pedágio a 40 km do limite territorial de estância turísticas; e a isenção total aos moradores que circulam entre as cidades. Morador de Serra Negra, por exemplo, não pagaria pedágio em Amparo.

A situação é ainda pior para o morador de Lindoia que pagará pedágio para ir a Águas de Lindoia, a Itapira, a Serra Negra e quase todas as cidades da região, pois é uma cidade que se posiciona no meio dos acessos, o que oneraria sua população que tem relações comerciais com os municípios vizinhos. Além disso as perdas com arrecadação turísticas são imensas.

Veja as manifestações dos prefeitos de Águas de Lindoia e de Lindoia

A campanha de coleta de assinaturas que se iniciou no último sábado se estenderá por no máximo 60 dias, prazo hábil para que seja encaminhado à Assembleia Legislativa para que seja votado a tempo de impedir a assinatura do contrato de concessão das rodovias e construção das praças de pedágio pelo governador Tarcísio de Freitas e a empresa vencedora da licitação.

Trabalho árduo

Os organizadores admitem que será uma tarefa difícil colher cerca de 180 mil assinaturas na região, mas não impossível com o engajamento de vereadores, prefeitos e políticos. Para assinar o projeto de lei, o cidadão precisa apresentar os números de RG e Título de Eleitor, além do endereço.

O engajamento de vereadores e prefeitos das 47 cidades que envolvem a região Mogiana e do Circuito das Águas Paulista, que representam juntas cerca de 6 milhões de paulistanos, é essencial para aprovar o documento no Legislativo de São Paulo. Já se cadastraram cerca de 4 mil pessoas da região interessadas em ajudar na coleta de assinaturas. Os interessados em ajudar na coleta podem se inscrever no link http://www.pedagioaquinao.com.br.

Os organizadores preveem também mobilização de ruas e estradas contra o pedágio, mas essa iniciativa vai depender das lideranças políticas e da população de cada cidade.

As informações foram apresentadas, na manhã desta terça-feira, 18 de março, na reunião do Parlamento do Circuito das Águas Paulista.

Discussão com deputado
Neste domingo, dia 23 de março, às  10h , o Deputado Estadual Simão Pedro, do PT, estará na Câmara Municipal de Águas de Lindoia, para falar sobre a questão dos pedágios nas cidades da região. Ele é o primeiro deputado a comparecer na região do Circuito da Águas Paulista para tratar desta questão com a população local, numa plenária aberta para a participação popular. O evento não precisa de inscrição prévia.

FONTE/CRÉDITOS: Tribuna das Águas
Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )