Após quatro dias de esforços coordenados, uma rádio litorânea, e vários grandes veículos de comunicacão da região e do estado divulgaram que às buscas pelo turista que desapareceu no mar de Ubatuba na manhã de quinta-feira (23), foram oficialmente encerradas no final da tarde de domingo (26). A vítima, de 29 anos, é natural de Monte Sião, em Minas Gerais.
Segundo a veiculação, o Grupamento de Bombeiros Marítimo (Gbmar) informou que, seguindo as diretrizes de resgate, as operações de busca duram quatro dias foram concluídas, mas podem ser retomadas caso surja qualquer nova pista que leve ao paradeiro do jovem.
Um familiar da vítima, que está no litoral acompanhando às buscas, gravou um vídeo em seu perfil social negando às informações veiculadas e destacou estar em contato direto com os militares e às equipes estão na água nesta segunda-feira.
O incidente ocorreu na Praia Grande, uma das áreas mais movimentadas de Ubatuba, por volta das 7h20, enquanto o mar estava bastante agitado. Segundo registro na delegacia, uma testemunha afirmou que estava presente junto com o grupo e as vítimas fatais e que chegaram ao local pela manhã, para passar o dia na praia.
Os três estavam na areia, quando os amigos decidiram entrar no mar, mas a forte correnteza acabou levando João e Lucas, que não resistiram às condições adversárias.
Houve tentativa de resgate por parte das equipes de guarda-vidas, bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). João Carlos foi resgatado com vida por um guarda-vidas, em estado de parada cardiorrespiratória. Equipes do Samu, incluindo uma ambulância de suporte avançado com médico, realizaram manobras de reanimação por cerca de uma hora. Apesar dos esforços, o homem não resistiu e a morte foi constatada no local. O outro turista, desapareceu no mar.
A operação de busca envolve barcos, equipes em terra e uma moto aquática, que procuram ao longo de vários quilômetros da costa.
As autoridades recomendam que turistas e moradores evitem o consumo de álcool antes de nadar, além de sempre seguir as orientações de segurança dos vigilantes e bombeiros.
A Praia Grande é conhecida por ser um local com correntes de retorno e ondulação forte em determinados pontos.