Uma viagem ao litoral terminou em tragédia para dois amigos de Monte Sião (MG). Um deles, identificado como João Carlos Céu Gonçalves, de 29 anos, morreu afogado na manhã desta quinta-feira (23) na Praia Grande, em Ubatuba (SP). O outro homem, também morador de Monte Sião, segue desaparecido no mar.
De acordo com informações do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e do Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar), os dois teriam entrado no mar por volta das 9h10, na altura do Baguari, trecho conhecido por apresentar correntezas fortes. Pouco tempo depois, banhistas perceberam que ambos estavam em dificuldade e acionaram os guarda-vidas.
Os bombeiros conseguiram retirar João Carlos da água em estado gravíssimo, classificado como grau 6 de afogamento, o que corresponde a uma parada cardiorrespiratória. Equipes do Samu – Suporte Avançado realizaram manobras de reanimação por cerca de uma hora, mas infelizmente o jovem não resistiu e faleceu ainda na praia.
A segunda vítima, que também seria morador de Monte Sião, permanece desaparecida, e as buscas continuam sendo realizadas por equipes especializadas do Corpo de Bombeiros e do GBMar.
O Corpo de Bombeiros reforçou o alerta para que banhistas evitem o consumo de bebidas alcoólicas antes de nadar e sigam sempre as orientações dos guarda-vidas, principalmente em praias com forte correnteza e ondulação, como é o caso da Praia Grande.
O corpo de João Carlos Céu Gonçalves será velado a partir das 8h desta sexta-feira (24) no Velório Municipal de Monte Sião, e o sepultamento está previsto para as 16h.
A ocorrência foi registrada pela Polícia Civil de Ubatuba, que deve apurar as circunstâncias do afogamento.